domingo, 24 de fevereiro de 2008

4 luni, 3 saptamani si 2 zile (2007)

Eu sei lá. Ainda tenho muito dificuldade em aceitar e gostar de filmes estrangeiros (entendam como filmes não nacionais e não norte-americanos). Não consigo me acostumar com idiomas que realmente não entendo. Acho alguns filmes muito maduros, cabecistas, artístiscos... e engulo menos ainda os fãs do gênero. PQP! Bando de chatos que precisam dizer que entendem de cinema. Eu entendo alguma coisa de cinema, e já me basta. Se o filme é cheio de efeitos especiais ou se é feito somente com 1 câmera e várias tomadas estáticas e ângulos incomuns, foda-se. Assista sua porra de seu filme e não encha a paciência.

Pois bem, baixei esse filme aqui porque ouvi falar bem e tal... Omelete deu 5 estrelas e tudo mais. E... ok, não me arrependi não. É um bom filme. Bem chocante por sinal. Mas por pouco eu não paro de assistir em 20 min de filme. Por muito pouco. Depois melhora bastante. Não desistam.

O filme conta a história de Otilia e sua "roommate" Gabita, que se encontra grávida de 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias... e que está prestes a fazer um aborto. Só que lá na Romênia, em 1987, quando as coisas eram um pouco mais complicadas. Nessa época, o aborto, assim como qualquer contraceptivo, era ilegal e podia dar cadeia. Tanto para a vítima, quanto para os cúmplices. E mais... a partir do 4º mês de gestação não era mais aborto e sim assassinato. Então já dá pra ter uma idéia da real situação das garotas. Para resumir (*SPOILER*) elas contratam um profissional para fazer o aborto da menina. Só que o profissional ao invés de fazer por dinheiro queria fazer por sexo. E teria que ser com a vítima em questão e a sua suposta irmã (que seria a colega de quarto dela, que entrou na brincadeira mas sem saber do detalhe do lance da tara do cara em comer 2 irmãs)... todo o processo acaba dando errado e as garotas ainda tentam fazer com que o doutor aceitasse dinheiro pelo aborto, o que claro não aconteceu. O cara comeu as duas garotas, uma de cada vez... fez o procedimento do aborto e se mandou. Sendo que a tal da amiga, Otilia, tem um namorado. E rola uma historinha escrota dela, com medo de ter engravidado do doutor escroto, jogar a resposabilidade de uma possível gravidez para uma vez que o namorado gozou dentro. Who's bad, ahn? E pra chocar mais ainda... mostra o feto abortado no chão do banheiro. Groosss!!! :/ é isso.

Não vou falar dos lances técnicos de ângulos de câmeras e essas porcarias não. Só vou dizer uma coisa. Faça um curta metragem de 5 min. contando a história de uma prostituta que engravida de um cliente em Periperi e paga 10 conto para um policial dar um chute na barriga dela, pronto. Palma de Ouro, Leão de Ouro, Globo de Ouro e o Oscar pra você, meu querido!


E ai... valeu ou não: O começo é chatão... mas depois é bem legal. É Arte, mas é legal.


Cotação:


2 comentários:

Ramon Pinillos Prates disse...

Filme é filme né, não importa o país. O importante é uma boa história. Eu tb não curto muito filmes em línguas que não entendo, mas já abstraio esse detalhe.

Esse "4 meses, 3 semanas e 2 dias" parece ser interessante mesmo, ganhou o prêmio em Cannes ano passado.

Agora quanto a sua idéia de curta, se jogue! ahahahahahah

Genial o comentário: "É arte, mas é legal". Cinema não é a 7ª arte, então qualquer filme é arte, seja boa ou ruim.
heheheheheh

Anônimo disse...

hey, vc já fez back-up por aí? me empresta esse filme? :~~~